Artigo Acesso aberto Revisado por pares

As características das práticas de ensino da leitura-escrita em duas escolas do sistema público francês

2016; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 68 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782017226811

ISSN

1809-449X

Autores

Fabiane Puntel Basso,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

RESUMO Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as atividades de ensino de leitura e escrita em duas classes francesas de 1º ano. Trata-se de estudar como o professor controla e regula o processo de ensino-aprendizagem da leitura-escrita, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem em dois contextos distintos, reais e naturais. Esse objetivo é atingido por meio de um estudo comparativo, realizado em duas escolas localizadas na região metropolitana de Grenoble, França. A atividade de ensino é investigada a partir de observações instrumentalizadas e da coleta de documentos pedagógicos. As ações de ambos os professores são caracterizadas em quatro categorias de análise: ensino do código; ensino significativo do código; ensino interdisciplinar; ensino do sentido da leitura-escrita. A conclusão ressalta a heterogeneidade e a riqueza das práticas no 1º ano, dando acesso a uma melhor compreensão da complexidade do processo de ensino-aprendizagem da leitura-escrita.

Referência(s)