Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tão longe é aqui e a música dos ruídos: aproximações teóricas sobre aspectos do som no cinema contemporâneo.

2016; Brazilian Society of Cinema and Audiovisual Studies; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22475/rebeca.v5n1.265

ISSN

2316-9230

Autores

Kira Santos Pereira, Suzana Reck Miranda,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

No intuito de refletir sobre possíveis transformações dos papéis “tradicionais” da música e dos ruídos no cinema, este ensaio se debruça sobre o desenho de som do documentário Tão longe é aqui (Eliza Capai, 2013) a partir de um objetivo específico: observar em que medida os ruídos, no cinema contemporâneo, ao mesmo tempo em que escapam de um vínculo exclusivo com a verossimilhança, acabam operando funções que tradicionalmente são legadas à música de cinema. Para tanto, usaremos conceitos oriundos dos estudos da música no cinema narrativo ficcional como ponto de partida, embora nossa reflexão, conforme o leitor poderá notar, propositalmente esteja voltada a um exemplo contemporâneo e - a priori - não ficcional.

Referência(s)