
Argumentação no Ensino de Biologia: uma experiência no ensino médio
2016; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/actio.v1n1.4745
ISSN2525-8923
AutoresMarcos Leonardo Martins Silva, Márcia Gorette Lima da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo deste artigo é relatar uma experiência para desenvolver uma habilidade de pensamento de alta ordem, a argumentação, como parte de uma das práticas epistêmicas (a avaliação do conhecimento), em alunos da educação básica. Participaram deste estudo 16 alunos do curso técnico integrado em informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Macau, em aulas do componente curricular de Biologia. Para atender aos objetivos, elaboramos uma atividade abordando os elementos de um argumento e os critérios científicos da descoberta da estrutura do DNA por meio de um roteiro orientador e de um texto histórico e, posteriormente, avaliamos os textos argumentativos desenvolvidos pelos alunos. Para tal análise utilizamos o Padrão de Argumento de Toulmin. Os participantes, organizados em grupos de 4 alunos, elaboraram durante a intervenção textos argumentativos a partir do modelo de Toulmin. Considerando a análise dos argumentos escritos por cada um dos quatro grupos, observamos que os alunos apresentaram Conclusões (C) coerentes, com certa limitação em relação ao conteúdo disciplinar em sua Justificativa (W), e que a principal dificuldade apresentada foi em relação à compreensão dos conceitos dos elementos do argumento, principalmente na distinção entre os Dados (D) e Apoio (B). A experiência aqui relatada busca sinalizar a importância do ensino da argumentação na educação básica, principalmente como gatilho para o desenvolvimento de habilidades de pensamento de alta ordem. Os resultados revelaram direcionamentos importantes, com destaque à importância da implementação contínua de atividades que priorizem o desenvolvimento da argumentação em sala de aula, o valor das atividades colaborativas para a aprendizagem coletiva e individual e a relevância de uma análise da validade das alegações para o conteúdo disciplinar da Biologia.
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