Artigo Revisado por pares

A garota e o fotógrafo: a arte de fotografar em Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967)

2013; UNESP; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1808-1967

Autores

Carlos Eduardo Pinto de Pinto,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O presente artigo reflete sobre as funcoes sociais da fotografia, por meio da analise de sua representacao no filme Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967). O filme pertence a uma fase de redefinicao do Cinema Novo e tematiza os novos rumos do movimento por intermedio de um personagem que, alem de ser um fotografo profissional, e abordado na narrativa apenas como “o Fotografo”. A experimentacao da linguagem e a politizacao dos temas – tipicas do movimento de vanguarda – ganham cores criticas nas sequencias em que o Fotografo as apresenta, lancando mao de um tom caricato. E tambem por meio desse personagem que se encena a importância da propria fotografia – como registro da realidade ou intervencao criativa sobre a mesma – pela problematizacao desses polos.

Referência(s)