A garota e o fotógrafo: a arte de fotografar em Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967)
2013; UNESP; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1808-1967
AutoresCarlos Eduardo Pinto de Pinto,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO presente artigo reflete sobre as funcoes sociais da fotografia, por meio da analise de sua representacao no filme Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967). O filme pertence a uma fase de redefinicao do Cinema Novo e tematiza os novos rumos do movimento por intermedio de um personagem que, alem de ser um fotografo profissional, e abordado na narrativa apenas como “o Fotografo”. A experimentacao da linguagem e a politizacao dos temas – tipicas do movimento de vanguarda – ganham cores criticas nas sequencias em que o Fotografo as apresenta, lancando mao de um tom caricato. E tambem por meio desse personagem que se encena a importância da propria fotografia – como registro da realidade ou intervencao criativa sobre a mesma – pela problematizacao desses polos.
Referência(s)