A percepção dos professores de uma escola particular de Viçosa sobre o ruído nas salas de aula

2015; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2176-9524

Autores

Maria Eliana R. Ribeiro, Regina Lúcia de S. Oliveira, Teresa M. Momenshon dos Santos, Renata Coelho Scharlach,

Tópico(s)

Noise Effects and Management

Resumo

Introducao: as construcoes das escolas do Brasil, normalmente, nao apresentam nenhum tipo de tratamento acustico especifico para oferecer ao aluno salas de aulas com boas condicoes de acustica. Desta forma o ambiente escolar nao oferece, muitas vezes, condicoes adequadas para o aprendizado e para a saude vocal do professor. Objetivo: investigar o nivel de percepcao do corpo docente, de uma escola da rede particular de Vicosa, quanto ao ruido escolar; investigar os niveis de ruido em sala de aula. Metodo: um questionario sobre a percepcao dos professores quanto ao ruido no ambiente escolar foi aplicado em 21 professores e foram realizadas medicoes dos niveis de pressao sonora no interior das salas de aula em diferentes horarios. Resultado: 100% dos professores da Educacao Infantil, 80% dos professores do Ensino Fundamental I e 71% do Ensino Fundamental II referiram que o ruido prejudica o trabalho e a sua saude. 100% dos professores da Educacao Infantil e do Ensino Fundamental I e 80% dos professores do Ensino Fundamental II relataram que o ruido altera o comportamento dos seus alunos. Apurou-se que na escola em questao, os niveis de ruido estiveram acima do permitido pelas NBR em vigor, mantendo medias entre 76,07 a 80,21dBA. Com as salas vazias a media permaneceu abaixo do limite, 45dBA. Conclusao: O corpo docente percebe os prejuizos causados pelo ruido competitivo em sala de aula. Foram constatados que os niveis de pressao sonora do ruido nas salas de aula foram maiores do que os indices recomendados pela Associacao Brasileira de Normas e Tecnicas (ABNT).

Referência(s)