
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA HOMOSSEXUALIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2316-5251
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO objetivo do presente estudo foi analisar as representacoes sociais da homossexualidade dos alunos da Educacao Basica e compreender como estas servem de referencia para a producao de subjetividades. Para a apreensao das representacoes sociais levantamos os discursos de alunos na faixa etaria de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, da escola da publica estadual (escola A) e da rede privada (escola B), do Recife, a cerca da sexualidade. A partir da elaboracao de um roteiro de entrevista aplicamos a tecnica de entrevista semi-estruturada. Definimos a analise de conteudo, considerando as referencias de Bardin (1988) e Bauer e Gaskell (2002), para tratar as informacoes e discursos produzidos pelos alunos. As representacoes sociais da homossexualidade quando situadas na organizacao escolar, se organizaram em torno de certos eixos, a saber: como anormalidade, anomalia, pecado, imoralidade, produzindo crescente estigmatizacao e homofobia na sociedade.
Referência(s)