
CONCEITOS DE IDENTIDADE SURDA NO DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE A INCLUSÃO EDUCATIVA NA ALEMANHA
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 55; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/010318135035185511
ISSN2175-764X
AutoresRomana Castro Zambrano, Cleide Emília Faye Pedrosa,
Tópico(s)Linguistic research and analysis
ResumoRESUMO O artigo propõe uma análise da conceitualização da identidade coletiva de surdos no discurso midiático sobre a educação inclusiva entre 2011 e 2015 na Alemanha. Na história da educação alemã, a identidade linguística dos surdos tem sido preponderantemente ignorada. Os surdos, socialmente definidos como pessoas com deficiência, foram ensinados geralmente em escolas especiais. A Alemanha se comprometeu a mudar essa situação com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas em 2008. Em nossa pesquisa, baseamo-nos teoricamente na Análise Crítica do Discurso (ACD), presumindo uma relação dialética entre o discurso e a sociedade (FAIRCLOUGH; WODAK, 1997), na qual a cognição social serve de interface (VAN DIJK, 1997, 2002, 2003). Partindo do pressuposto de que, no debate midiático sobre a inclusão, as identidades das pessoas envolvidas se representam de uma maneira estereotipada, orientamo-nos metodologicamente pela ideia dos Modelos Cognitivos Idealizados (MCI) (LAKOFF, 1987), considerando seu caráter sociocognitivo. Os resultados da análise mostram um mosaico de diferentes conceitualizações da identidade surda, predominantemente sob uma perspectiva alheia.
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