Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Marketing de Relacionamento: Agregando Valor ao Negócio com Big Data

2016; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5585/remark.v15i4.3379

ISSN

2177-5184

Autores

Ana Cláudia Borges Coutrim dos Reis, Marcos Terra Iacovelo, Lucilene Bueno Borges de Almeida, Bento Alves da Costa Filho,

Tópico(s)

Big Data and Business Intelligence

Resumo

Nos ltimos anos, as constantes inovaes tecnolgicas, o aumento exponencial do volume de dados, junto s evolues nas tendncias de consumo, geraram um cenrio global de grandes desafios para as organizaes. O uso de tecnologias de Big Data, para anlise do volume crescente de dados, disponveis no mundo virtual globalizado, oferece uma nova viso sobre o mercado e pode contribuir com o futuro das organizaes, por meio da disponibilizao de informaes de qualidade que apoiaro fortemente a tomada de deciso. Nesse cenrio de alta competitividade, considerar o contexto de anlises de dados, com o uso de tecnologias de Big Data, pode ampliar a viso das empresas para as tendncias do mercado, favorecendo a identificao de estratgias melhor direcionadas aos perfis de comportamentos e preferncias de consumo. O objetivo da pesquisa investigar como o uso das tecnologias de Big Data pode ampliar a capacidade do marketing de relacionamento das organizaes, agregando valor ao negcio. Os resultados demonstram que as organizaes que fazem uso das tecnologias de Big Data, conseguem melhor definir suas estratgias de marketing de relacionamento com os clientes, obtendo como resultados relacionamentos mais duradouros com o mercado e seus clientes e retornos favorveis aos seus negcios. Em um futuro prximo, a utilizao de Big Data, para ampliao das estratgias de marketing de relacionamento, sero regras de sobrevivncia para as organizaes. O diferencial estar na forma como o gestor interpretar as informaes disponveis e agir para alcanar os resultados almejados.

Referência(s)