Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Um Currículo Degenerado: Os Planos de Educação e a Questão de Gênero nos Documentos Educacionais

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15668/1807-8214/artemis.v22n1p73-84

ISSN

2316-5251

Autores

T. Tolomeotti, Francisco Amaral Egydio de Carvalho,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

O artigo apresenta o debate sobre o apagamento das questoes de genero nos Planos de Educacao, cotejando os episodios recentes de aprovacao dos Planos educacionais dentro de uma problematizacao sobre a interferencia religiosa e conservadora nas politicas publicas e educacionais sobre genero, sexualidade e diversidade. A votacao do Plano Municipal de Educacao de Maringa e exemplificada para perguntar, na atualidade, a) por que se apagam metas referentes a equidade, respeito e ao combate a discriminacao das diferencas sexuais e de genero; b) quais os efeitos possiveis desse apagamento; e, c) por que as investidas religiosas avancam sobre as politicas publicas educacionais e esquadrinham as novas bases curriculares. Esbocamos uma analise arqueogenealogica para questionar a educacao para genero e diversidade na escola como efeito de instituicoes, praticas e dos proprios discursos sobre sexo, sexualidade, corporalidade construidos e apropriados nas relacoes sociais e nos deslocamentos junto aos Curriculos e Planos de ensino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX