Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2014-0097

ISSN

1980-6248

Autores

André Luíz Paulilo, Débora Mazza,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo Este artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação.

Referência(s)