A Comunicação Integrada de Marketing no Contexto das Campanhas de Prevenção Rodoviária em Portugal e a sua Influência junto aos Jovens Condutores
2016; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15603/2175-7755/cs.v38n3p137-162
ISSN2175-7755
AutoresManuel José Fonseca, Paulo Ribeiro Cardoso,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEm Portugal, segundo dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Seguranca Rodoviaria ocorrem anualmente milhares de acidentes rodoviarios dos quais resultam varias centenas de vitimas. As campanhas de comunicacao de prevencao rodoviaria sao uma das medidas envolvidas no combate a esta realidade. Estas campanhas utilizam uma diversidade de meios e tecnicas de comunicacao de marketing sensibilizando os condutores para um comportamento adequado na estrada. Neste contexto, este trabalho de investigacao assume um duplo objetivo. Em primeiro lugar, pretende-se analisar a aplicabilidade do conceito de comunicacao integrada em campanhas de prevencao rodoviaria portuguesas. Esta primeira abordagem empirica permitiu tracar um retrato das campanhas de prevencao rodoviarias a nivel nacional. Trata-se de uma etapa essencialmente exploratoria que compreendeu a analise de tres campanhas de comunicacao. Como segundo objetivo procura-se verificar qual a influencia que os diferentes meios, acoes e tecnicas de comunicacao de marketing, utilizados nestas campanhas tem nos jovens condutores. Nesta segunda fase realizou-se um inquerito junto de uma amostra de condutores no sentido de verificar quais as tecnicas de comunicacao que tem mais influencia nestes individuos. O primeiro estudo permitiu verificar que nas tres campanhas analisadas a comunicacao integrada e uma realidade, tendo sido utilizados diversos meios de difusao (televisao, imprensa, radio e outdoors) e tambem diferentes tecnicas de comunicacao de marketing tais como a publicidade, as relacoes publicas e as mensagens online . No segundo estudo foi possivel aferir que as tecnicas de comunicacao que mais influenciam os condutores sao a Publicidade e as Relacoes Publicas. Os condutores manifestam indiferenca face as mensagens enviadas atraves de Mobile (telemoveis e tablets ) e as acoes de Marketing Direto ( direct mail e telemarketing ), demonstrando que estas tecnicas sao pouco influenciadoras do seu comportamento.
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