Violência e relações de intimidade no ensino superior em Portugal: representações e práticas
2013; SciELO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2316-2074
AutoresJosé Manuel Mendes, Madalena Duarte, Pedro Araújo, Rafaela Lopes,
Tópico(s)Management and Organizational Studies
ResumoEste artigo apresenta os principais resultados de um estudo que procurou avaliar as percecoes e os comportamentos dos/as estudantes do Ensino Superior em Portugal quanto a violencia nas relacoes de intimidade. Se o tema da violencia nas relacoes de intimidade comeca a assumir alguma relevância em Portugal, o estudo mostra que os/as estudantes do Ensino Superior se dissociam dessa percecao e nao ativam comportamentos de denuncia ou mesmo de prevencao. Este resultado deve ser compreendido tendo em conta as logicas e os comportamentos especificos dos/as estudantes do Ensino Superior. A entrada na Universidade e o subsequente percurso academico podem ser definidos como um periodo de transicao durante o qual os/as estudantes sao confrontados com o imperativo de uma redefinicao identitaria baseada na experimentacao, na definicao dos limites pessoais e grupais. Neste estudo, apoiado na realizacao de grupos de discussao (focus groups), aborda-se a especificidade do mundo academico atraves da analise da forma como os/as estudantes lidam com os rituais da praxe academica (trote), das negociacoes quanto a definicao dos papeis de homens e mulheres, dos espacos de convivialidade e das logicas de seducao.
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