Violência e relações de intimidade no ensino superior em Portugal: representações e práticas

2013; SciELO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2316-2074

Autores

José Manuel Mendes, Madalena Duarte, Pedro Araújo, Rafaela Lopes,

Tópico(s)

Management and Organizational Studies

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo que procurou avaliar as percecoes e os comportamentos dos/as estudantes do Ensino Superior em Portugal quanto a violencia nas relacoes de intimidade. Se o tema da violencia nas relacoes de intimidade comeca a assumir alguma relevância em Portugal, o estudo mostra que os/as estudantes do Ensino Superior se dissociam dessa percecao e nao ativam comportamentos de denuncia ou mesmo de prevencao. Este resultado deve ser compreendido tendo em conta as logicas e os comportamentos especificos dos/as estudantes do Ensino Superior. A entrada na Universidade e o subsequente percurso academico podem ser definidos como um periodo de transicao durante o qual os/as estudantes sao confrontados com o imperativo de uma redefinicao identitaria baseada na experimentacao, na definicao dos limites pessoais e grupais. Neste estudo, apoiado na realizacao de grupos de discussao (focus groups), aborda-se a especificidade do mundo academico atraves da analise da forma como os/as estudantes lidam com os rituais da praxe academica (trote), das negociacoes quanto a definicao dos papeis de homens e mulheres, dos espacos de convivialidade e das logicas de seducao.

Referência(s)