Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação em Dança: o caso dos festivais universitários da Educação Física

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2015-0043

ISSN

1980-6248

Autores

Michele Viviene Carbinatto, Wagner Wey Moreira, Luciene Almeida Souza, Aline Dessupoio Chaves, Regina Simões, Mônica Caldas Ehrenberg,

Tópico(s)

Inclusion and Disability in Education and Sport

Resumo

Resumo O presente artigo versa sobre a possibilidade de ampliar o foco avaliativo dos cursos de Educação Física na disciplina de Dança, trazendo os festivais como uma ferramenta neste processo, para possibilitar ao aluno uma visão sistêmica desse componente curricular. O objetivo principal é verificar com 57 graduandos envolvidos na disciplina "Fundamentos da Dança", em um curso de Bacharelado em Educação Física alocado em uma universidade federal, a sua visão como participantes de um festival de dança, vinculado a um sistema avaliativo. A metodologia seguiu o caminho da pesquisa qualitativa do tipo transversal e descritiva. A coleta de dados ocorreu pela entrevista estruturada e a análise, pela Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os alunos reconhecem ser o festival um importante e atraente instrumento de avaliação, pois possibilita aprendizagens para além das competências técnicas, mas ressaltam a questão da obrigatoriedade de sua participação, bem como a exposição dos alunos nas apresentações coreográficas do evento.

Referência(s)