Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Plataforma para Auxílio ao Ensino de Programação e Robótica Pedagógica

2016; Editora IFPB; Volume: 1; Issue: 31 Linguagem: Português

10.18265/1517-03062015v1n31p104-112

ISSN

2447-9187

Autores

Vitória Heliane Pereira dos Santos Sobrinha, Gabriela Roberta Alverga do Nascimento, Ruan D. Gomes, Otacílio de Araújo. Ramos Neto,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

<p class="p1"><span class="s1"><em>Este trabalho descreve uma Application Programming Interface (API), que pode ser utilizada para comunicação e controle de um robô pedagógico. A API foi desenvolvida nas linguagens C++ e Python, que são as primeiras linguagens ensinadas no curso técnico em informática do IFPB Guarabira. Os métodos implementados permitem ao robô andar para frente, andar para trás, virar à direita, virar à esquerda e obter a distância até um obstáculo à frente. A API encapsula toda a complexidade para comunicação e transmissão dos comandos. Junto a ela, está sendo desenvolvida uma Plataforma de Programação Visual (PPV) em Python. Essa plataforma, em conjunto com a API, será utilizada para tornar mais fácil e atrativa a aprendizagem de programação para os alunos iniciantes e alunos surdos. A motivação deste trabalho é utilizar a robótica como uma ferramenta de ensino, ajudando no entendimento de conceitos complexos na área de computação e de outras disciplinas, como física e matemática. Usando a PPV, os alunos poderão aprender com maior facilidade os comandos da linguagem Python, por meio de associação de imagens com os comandos. Devido a essa característica, espera-se que os alunos surdos consigam identificar com maior facilidade os comandos que estão associados às imagens.</em></span></p>

Referência(s)