Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas

2005; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1980-6248

Autores

Eliana Nunes Silva,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Neste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da tematica da avaliacao,os modelos de seriacaoou ciclos.Numa exposicao clara e bastante didatica, analisa em quatro breves capitulos a logica da escola, a logica da avaliacao, a logica dos ciclos e a logica das politicas publicas, colocando o leitor a par dessa polemica. Ao tratar, no primeiro capitulo, sobre a /ogicada escola,o autor inicia a discussao sobre como se organizam os tempos e os espacos da escola. Sua construcao historica determina a sala de aula como espaco mais importante da producao pedagogica, que se faz no tempo da seriacao dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educacao moderna, como, por exemplo, a maxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedagogicos da escola.

Referência(s)