
EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE ABORDAGENS
2016; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.19141/2526-169x/actascientiae.v1.n1.p75-90
ISSN2526-169X
AutoresNeuziane Kloos Amorim Tavares, Franciele Pereira Amorim, Valdemir Aparecido de Abreu,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo: Questoes sobre a origem do ser humano produzem debates. Filosofia, religiao e ciencia entram em cena na construcao das concepcoes sobre a existencia da vida humana. O relato de muitos professores demonstra a dificuldade na apresentacao de temas como evolucao e criacao, em razao da polemica. Essa mesma difi culdade esta refl etida nos livros didaticos, pelo curto espaco dedicado ao tema ou ate mesmo a sua inexistencia. Devido a polemica, esse trabalho procurou conhecer a abordagem feita nos livros didaticos da rede publica e de duas escolas da rede privada, uma confessional e outra nao confessional do ensino fundamental I e II, utilizando pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, envolvendo analise documental. Os livros analisados apresentam uma abordagem intencional do tema, segundo as crencas de seus autores. Os livros didaticos da rede publica e da escola da rede privada nao confessional descrevem apenas a teoria evolucionista como explicacao para a origem da vida, enquanto que os da escola confessional abordam ambas as teorias, criacionista e evolucionista, porem, com enfase no criacionismo. O ensino de ciencias deve buscar recursos que contribuam para que os estudantes compreendam os conhecimentos cientificos em constante dialogo com outro conhecimento, para que cheguem as suas proprias conclusoes. Palavras-chave: Ensino de ciencias; Origem da vida; Evolucionismo; Criacionismo. Abstract: Issues about the origin of the human being produce debates. Philosophy, religion and science come into play in the construction of conceptions about the existence of human life. Th e narrative of many teachers demonstrates their diffi culty in presenting topics such as evolution and creation, because of the controversy. Th is diffi culty is refl ected in textbooks, for the short space dedicated to the topic or even its absence. Because of the controversy, this study sought to know the approach used in the textbooks of public schools and of two private schools, a denominational and other non-denominational elementary school, using quantitative and qualitative research, involving document analysis. Th e analyzed books present an intentional approach to the subject, according to the beliefs of their authors.The textbooks of public schools and of the non-denominational private school describe only the theory of evolution as an explanation for the origin of life, while the confessional school addresses both theories, creationist and evolutionist, however, with an emphasis on creationism. The teaching of science should seek resources that help students understand the scientific knowledge in constant dialogue with other knowledge, so they will reachtheir own conclusions. Keywords: Science teaching; Origin of life; Evolutionism; Creationism.
Referência(s)