
Jogos educativos digitais e modelo de rede de relações: desenvolvimento e avaliação do protótipo físico do jogo Korsan
2016; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2177-3548
AutoresGabriele Gris, Sílvia Regina de Souza,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo teve por objetivos: (a) descrever, com base nos principios da Analise do Comportamento e do design iterativo, o procedimento de desenvolvimento de uma versao de um prototipo fisico do jogo educativo digital Korsan; e (b) avaliar a usabilidade e o engajamento promovidos pelo jogo. Secundariamente pretendeu-se avaliar o ensino e o teste de relacoes condicionais matematicas apresentadas pelo jogo e seu efeito sobre a resolucao de problemas de adicao e subtracao. Participou uma crianca de 6 anos de idade. Foram ensinadas e testadas, por meio de jogos de domino adaptados, relacoes condicionais com numeros, conjuntos de pontos e problemas de adicao e subtracao com algarismos e na forma de balanca com incognitas nas posicoes a, b e c. Usabilidade e engajamento foram avaliados pelo registro categorizado de comportamentos do participante nas sessoes. Observou-se melhora no desempenho do participante na resolucao de problemas de adicao com incognita na posicao b e de subtracao com incognita na posicao a. Observou-se manutencao do engajamento do participante e necessidade de ajustes para melhorar a usabilidade na versao digital do jogo. Futuras pesquisas poderiam fazer os ajustes sugeridos e investigar os efeitos do jogo sobre a resolucao de problemas de individuos com baixo desempenho inicial.
Referência(s)