
Paralelo entre práticas brasileiras e lusitanas de assistir a telenovela contribuem para reflexões sobre papel do consumo
2016; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v21i2p149-154
ISSN2316-9125
AutoresAndréa Celeste Montini Antonacci,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA telenovela e as relações de comunicação e consumo que estabelecem servem de guia para Marcia Tondato e Maria Aparecida Baccega na organização do livro aqui resenhado. O chamado horário nobre (prime time) da televisão brasileira e portuguesa é foco das análises escolhidas. A pesquisa concentrou-se em canais de TV aberta – no Brasil as emissoras Globo e Record e em Portugal, SIC e TVI. Publicidade e teleficção foram estudadas, trazendo elementos que ratificam a importância da teleficção nas sociedades brasileira e portuguesas, bem como o papel do consumo na tessitura social.
Referência(s)