Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teoria do Capital Humano, Eeducação, Desenvolvimento Econômico e Suas Implicações na Formação de Professores

2016; Editora IFPB; Volume: 1; Issue: 32 Linguagem: Português

10.18265/1517-03062015v1n32p35-42

ISSN

2447-9187

Autores

Lamara Fabia silva, Claudia Luciene de Melo Silva, Antônio Cabral Neto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p>A discussão proposta neste artigo parte de um pressuposto de que a forma de estruturação das políticas apresentadas pelo Estado, dentro de seu papel social está relacionada diretamente a uma ideologia econômica que perpassa todos os níveis e se justifica numa lógica de acumulação capitalista e desenvolvimento econômico. Pretende também, apresentar uma análise sobre como a ideologia, num contexto histórico dominante do empoderamento das forças e produtos, relaciona a educação à economia vinculando uma aos objetivos da outra. Para alcançar o pressuposto, o artigo está estruturado em duas partes. Na primeira será apresentada a Teoria do Capital Humano (TCH) em suas concepções gerais e, em seguida, dispõe de uma contextualização sobre como a TCH, dentro de uma ideologia neoliberal, traz implicações para a política de formação dos profissionais da educação através de diversos mecanismos. </p>

Referência(s)