ROTAS TURÍSTICAS EM REGIÕES VINÍCOLAS: ENOTURISMO NA CAMPANHA DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL
2016; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14210/rtva.v19n1.p31-51
ISSN1983-7151
AutoresFabrício Silva Barbosa, Daniel Pacheco Lacerda, Cláudia Viviane Viegas, Alessandra Santos dos Santos,
Tópico(s)Diverse Aspects of Tourism Research
ResumoO Enoturismo emergiu como um rentável setor agroindustrial, responsável por fomentar o desenvolvimento regional especialmente econômico de regiões produtoras de vinho. Em virtude do crescimento e desenvolvimento desta atividade, novos destinos turísticos estão surgindo e, com isso, novos meios econômicos emergem para atrair apreciadores, consumidores ou não de vinhos, fazendo com que o patrimônio cultural vinícola seja resgatado e mantido. Muitas das pesquisas realizadas acerca do enoturismo sugerem os benefícios desta atividade para a indústria do vinho, assim como para as localidades rurais envolvidas. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar o Enoturismo como atividade econômica, e o quanto este contribui para o desenvolvimento de vinícolas localizadas na Região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Para a realização dessa investigação optou-se pela elaboração de pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando como método a estruturação de um estudo de caso descritivo, com análise de conteúdo a partir de entrevista estruturada. Os resultados apontam o Enoturismo em curva crescente em todas as empresas estudadas, atuando como ferramenta de competitividade de vinícolas locais, contribuindo para o fortalecimento da marca e comercialização de seus produtos.
Referência(s)