Revisão Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeitos da prematuridade na aquisição da linguagem e na maturação auditiva: revisão sistemática

2016; Brazilian Society of Speech Therapy; Volume: 28; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/2317-1782/20162015218

ISSN

2317-1782

Autores

Inaê Costa Rechia, Luciéle Dias Oliveira, Anelise Henrich Crestani, Eliara Pinto Vieira Biaggio, Ana Paula Ramos de Souza,

Tópico(s)

Hearing Loss and Rehabilitation

Resumo

RESUMO Objetivo Verificar quais os prejuízos a prematuridade causa à linguagem e à audição. Estratégia de pesquisa Utilizou-se os descritores language/linguagem, hearing/audição, prematurity/prematuridade nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e Scielo. Critérios de seleção Ensaios randomizados controlados, estudos de intervenção não randomizados e estudos descritivos (transversais, de coorte, projetos de caso-controle). Análise dos dados Os artigos foram avaliados independentemente por dois autores, conforme os critérios de seleção. Foram selecionados 26 estudos, sete publicados no Brasil e 19 na literatura internacional. Resultados Dezenove estudos fizeram comparação entre nascidos a termo e prematuros. Dois dos estudos fizeram comparações entre prematuros pequenos para idade gestacional e adequados para idade gestacional. Em quatro estudos a amostra era composta de crianças com prematuridade extrema, os demais trabalhos foram realizados em crianças com prematuridade acentuada e moderada. Nestes estudos, foram utilizados, para análise da audição, as Emissões Otoacústicas, o Potencial Evocado de Tronco Encefálico, a timpanometria, o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável e audiometria de reforço visual. Para avaliação de linguagem, a maioria dos artigos utilizou a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil. Observou-se na maioria dos estudos revisados a prematuridade relacionando-se direta ou indiretamente à aquisição de habilidades auditivas e de linguagem nos primeiros anos de vida. Conclusão Dessa forma, pôde-se constatar que a prematuridade bem como os aspectos relacionados a ela (idade gestacional, baixo peso e intercorrências ao nascer) influenciam a maturação da via auditiva central podendo causar efeitos negativos na aquisição da linguagem.

Referência(s)
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