”A SOUVENIR OF LOURENá‡O MARQUES”: álbuns fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus e José dos Santos Rufino (1887-1929)
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 13; Issue: 22 Linguagem: Português
10.18817/ot.v13i22.553
ISSN1808-8031
Autores Tópico(s)African history and culture studies
ResumoPretende-se neste artigo analisar alguns álbuns fotográficos que integram uma genealogia da imagem de Moçambique entre 1887 e 1929. A cronologia refere-se a um peráodo de afirmação de Portugal em territórios africanos ”“ especialmente em Angola e em Moçambique ”“ disputados por outras potências europeias, nomeadamente Inglaterra e Alemanha. ဠmedida que a corrida á áfrica se intensificava, a fotografia manifestou-se como um poderoso aliado de uma polática de fixação territorial e administrativa, no intuito de inventariar e registar os locais e os seus habitantes. Organizadas em álbuns fotográficos, as fotografias revelam um conjunto de vistas de Moçambique, nomeadamente de Lourenço Marques. Esse registo pretendia revelar uma áfrica cosmopolita á luz de projetos ”modernistas”. No fundo, uma áfrica branca que se sobrepunha a uma áfrica negra e primitiva.Palavras-chave: Moçambique. Fotografia. álbuns Fotográficos.”A SOUVENIR OF LOURENá‡O MARQUES”: photographic albums of C. S. Fowler, J. & M. Lazarus and José dos Santos Rufino (1887-1929)Abstract: The aim of this article is to analyze some photographic albums in Mozambique between 1887 and 1929. The chronology refers to a period during the affirmation of the Portuguese Colonial Empire in Africa ”“ especially in Angola and in Mozambique ”“ in order to protect some territories from British and German interests. As the scramble for Africa got intensified, photography was a powerful ally of a territorial and administrative policy of setting in order to record and register the places and their natives. Organized into photographic albums, photographs reveal a set of views of Mozambique, especially from Lourenço Marques, in order to reveal a cosmopolitan Africa in the light of ”modernists” projects. In other words, the emerge of a ”white Africa”.Keywords: Mozambique. Photography. Photographic Albums. ”A SOUVENIR OF LOURENá‡O MARQUES”: álbumes fotográficos de C. S. Fowler, J. & M. Lazarus y José dos Santos Rufino (1887-1929)Resumen: El propósito de este artáculo es analizar algunos álbumes de fotografáa que integran una genealogáa de imagen de Mozambique entre 1887 y 1929. La cronologáa se refiere a un peráodo de afirmación de Portugal en territorios africanos ”“ especialmente en Angola y en Mozambique ”“ disputados por otras potencias europeas, como Inglaterra y Alemania. A medida que la carrera por áfrica se intensificaba, la fotografáa se manifestó como un poderoso aliado de una polática de fijación territorial y administrativa, con el fin de inventariar y registrar los lugares y sus habitantes. Organizados en álbumes fotográficos, las fotografáas revelan un conjunto de vistas de Mozambique, especialmente de Lourenço Marques. Con este registro se pretendáa revelar una áfrica cosmopolita a la luz de los proyectos "modernistas". En otras palabras, una áfrica blanca superpuesta a una áfrica negra y primitiva. Palabras clave: Mozambique. Fotografáa. álbumes Fotográficos.
Referência(s)