Políticas e permanência para estudantes na educação superior
2016; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21573/vol32n32016.68574
ISSN2447-4193
AutoresCarina Elisabeth Maciel, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Felipe Vieira Gimenez,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo tem por objetivo analisar as políticas de permanência nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior - IES, a partir de estudo realizado com as seguintes universidades: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Para o desenvolvimento da pesquisa analisaram-se ações e programas desenvolvidos pelas IES em destaque. Os dados foram coletados por meio de documentos institucionais e nacionais. Resultados indicam ações desenvolvidas com base em orientações nacionais e estaduais que se materializam como ações que apontam que a expansão universitária pode ampliar o acesso da população à educação superior. Com efeito, as políticas de permanência nas IES são identificadas como estratégias para minimizar os efeitos da desigualdade social e seguem as orientações do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Universidades Estaduais - PNAEST, sendo preciso compreender vários fatores que interferem na permanência do estudante em seus respectivos cursos de graduação.
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