
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E DESENHO: A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS IMAGENS DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2448-0215
AutoresSuely dos Santos Souza, Gláucia Maria Costa Trinchão,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoEsse trabalho tem como objetivo refletir acerca de questoes etnico-raciais, investigando a presenca de ideologias na relacao Educacao e Desenho. Destaca, dentre as producoes artisticas, imagens do livro didatico, instrumento educacional instituido, indicado e distribuido por meio do Plano Nacional do Livro Didatico/PNLD. Baseado em reflexoes de Faria (2002), Althusser (1985), Marcondes Filho (1985), Arnheim (2002), Jolly (1994), dentre outros, buscamos entender essa relacao que historicamente determinou os rumos da nossa sociedade. Utiliza-se da analise de imagens, segundo o metodo iconografico de Panofsky (1955), que nos ajuda na compreensao do modo como a composicao de uma imagem porta significados, como comunica e transmite mensagens. Selecionou-se, entao, duas imagens de dois livros de Historia, indicados por meio do Guia do Livro Didatico, para serem utilizados em escolas da rede publica de ensino. Concluiu-se que, ainda hoje, existem concepcoes ideologicas de cunho racista e preconceituosas nas imagens utilizadas no livro didatico, que precisam ser desconstruidas para uma educacao realmente democratica.
Referência(s)