Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por uma nova Geografia Física: razão-ação-emoção

2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp2p380

ISSN

2318-2962

Autores

Fábio Carvalho Nunes,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O ensino da Geografia Física ainda se baseia na transmissibilidade e no conteudismo, valorizando, em especial, as competências lógico-matemáticas e linguísticas, a despeito das grandes transformações socioespaciais da contemporaneidade que exigem um processo de ensino-aprendizagem interativo, contextualizado e que valorize as múltiplas inteligências. Devido à importância dessas questões, o artigo discute aspectos relacionados à natureza do ensino da Geografia Física e as possibilidades de uma nova práxis, utilizando exemplos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Ciência, Sociedade e Natureza”, do Instituto Federal Baiano, e refletindo sobre as possibilidades dos professores nordestinos darem um contributo significativo para transformação da Geografia, através de seu modo de ver, sentir e agir para a compreensão do lugar

Referência(s)