
Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna
2016; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 45; Issue: 3 Linguagem: Português
10.21165/el.v45i3.712
ISSN1413-0939
AutoresCláudia Garcia Cavalcante, Anderson Cristiano da Silva,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoO texto discute possíveis índices de autoria a partir dos usos do sinal de exclamação encontrados no livro didático de português Prática de texto para estudantes universitários, de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (2011). Pela aparente objetividade e simplicidade no emprego do ponto de exclamação, veem-se apenas publicações a respeito do assunto em gramáticas prescritivo-normativas, havendo poucas pesquisas de caráter discursivo que se dediquem ao estudo da exclamação em uso. Para tal empreendimento, o referencial teórico são os trabalhos desenvolvidos por Bakhtin (2004, 2006a, 2006b, 2008, 2010, 2013), Medviedev (1983) e Volochinov (1983), enfocando os conceitos de enunciado concreto, autor/autoria e estilo. Em nossas considerações, a presença da pontuação associada aos signos linguísticos nos excertos analisados acaba por ser um marcador de autoria, (d)enunciando a constituição autoral e os tons valorativos.
Referência(s)