Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Política pública: a televisão infantil na educação infantil

2016; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v21i2p69-86

ISSN

2316-9125

Autores

Valério Fuenzalida,

Tópico(s)

Impact of Technology on Adolescents

Resumo

Desde meados da década de 1990 têm aparecido novos programas infantis de televisão que mostram novas representações do público infantil. A neurobiologia cerebral e as teorias epigenéticas do desenvolvimento infantil descobriram a imagem de uma criança com capacidades e motivações internas por desenvolver. Está se evoluindo para uma nova representação televisiva do público infantil e para um construtivismo cultural na recepção. Esses programas representam uma criança com competências socioemocionais. Essa representação infantil é mais complexa e convoca uma audiência construtivista dos programas. É necessário desenvolver uma política pública de introdução sistemática na educação infantil de tais programas de televisão com valor socioemocional de formação.

Referência(s)