O PETIANO E O RETORNO AS COMUNIDADES POPULARES: COMPARTILHAMENTO ENTRE SABERES POPULARES E ACADÊMICOS NO ESPAÇO DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18542/cs.v1i1.3904
ISSN2447-097X
AutoresTIERRE ANCHIETA, MÔNICA HEITLING, Tainan Silva do Amaral, Lisiane Costa Claro, Vilmar Alves Pereira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o(s) papel(is) dos espaços denominados cursos pré-universitários populares nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Santo Antônio da Patrulha e Capão do Leão, que se localizam no interior do Rio Grande do Sul. Essa ação ocorre por meio de uma parceria entre as escolas (as quais cedem o espaço físico para o curso), PAIETS(Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior) e PET(Programa de Educação Tutorial) Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos, neles atuam graduandos dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG oriundos de classe popular e até mesmo destes próprios cursos localizados em diferentes comunidades populares na cidade do Rio Grande e nas outras cidades. Os educadores na maioria das vezes retornam para esses contextos de atuação, pois acreditam na proposta e objetivo dos programas, dessa forma podem-se trabalhar os saberes populares presentes naquelas regiões e dialogá-los com os saberes acadêmicos que estes educadores/graduandos trazem para aquele contexto que também o faz pertencente desse ambiente. Desta forma, mantemos vivos todos os saberes populares de determinadas comunidades, não os substituindo por saberes acadêmicos, apenas correlacionando-os, com isso buscamos uma maior chance de ingresso para aqueles que almejam ingressar em um ensino superior de qualidade e gratuito independente das diversidades no sentido de condições socioeconômicas e ambientais.O trabalho traz breves relatos das trajetórias e vivências que vem sendo construídas em alguns pré-universitários populares.
Referência(s)