Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EL CUERPO CONCEBIDO POR EL JUDO KODOKAN: UN PROYECTO EDUCATIVO DE PROGRESO TRUNCADO POR LA REACCIÓN POLÍTICA

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.62769

ISSN

1982-8918

Autores

Julián Espartero Casado,

Tópico(s)

Martial Arts: Techniques, Psychology, and Education

Resumo

O objetivo do presente trabalho é demonstrar como o judô Kodokan – uma proposta educativa que concebe o corpo como um instrumento para formação integral e desenvolvimento humano e social – foi submetido no Japão a uma instrumentalização política reacionária que determinou sua substituição por uma versão proposta pelo ultranacionalismo. A metodologia utilizada ao longo do texto foi a própria da pesquisa histórica: coleta, avaliação, verificação e síntese das evidências que permitiram obter conclusões válidas. Estas indicam que, finalmente, foi a versão desnaturalizada do judô que foi imposta e “exportada” ao ocidente, distorcendo a própria essência da concepção do judô de Kano e provocando que esta última ainda seja, praticamente, desconhecida pela maioria de seus praticantes.

Referência(s)