EL CUERPO CONCEBIDO POR EL JUDO KODOKAN: UN PROYECTO EDUCATIVO DE PROGRESO TRUNCADO POR LA REACCIÓN POLÍTICA
2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.62769
ISSN1982-8918
Autores Tópico(s)Martial Arts: Techniques, Psychology, and Education
ResumoO objetivo do presente trabalho é demonstrar como o judô Kodokan – uma proposta educativa que concebe o corpo como um instrumento para formação integral e desenvolvimento humano e social – foi submetido no Japão a uma instrumentalização política reacionária que determinou sua substituição por uma versão proposta pelo ultranacionalismo. A metodologia utilizada ao longo do texto foi a própria da pesquisa histórica: coleta, avaliação, verificação e síntese das evidências que permitiram obter conclusões válidas. Estas indicam que, finalmente, foi a versão desnaturalizada do judô que foi imposta e “exportada” ao ocidente, distorcendo a própria essência da concepção do judô de Kano e provocando que esta última ainda seja, praticamente, desconhecida pela maioria de seus praticantes.
Referência(s)