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Sistema Público de Escrituração Digital: Um Estudo Sobre as Inconsistências Ocorridas na Importação do Arquivo SPED Fiscal para os Escritórios de Contabilidade de Gurupi-TO

2016; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18605/2175-7275/cereus.v8n3p53-67

ISSN

2175-7275

Autores

L.S. Almeida, António Correia, W.L.S. Luz,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Neste artigo buscou-se verificar as inconsistencias da importacao dos dados das empresas para os escritorios de contabilidade ao realizar o Sistema Publico de Escrituracao Digital - SPED fiscal. Este trabalho originou-se de uma pesquisa documental, por meio de estudo exploratorio e descritivo, tendo a abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento, a ficha documental para fins de analise de conteudo dos dados SPED fiscal gerados pelas empresas para 20 (vinte) escritorios de contabilidade legalmente constituidos. Os resultados diagnosticados mostraram que o nivel de empresas obrigadas ao SPED ainda e insuficiente. Outro apontamento foi sobre a escolha de um sistema de qualidade, cujo fator influencia muito na importacao de dados para a sua validacao no programa em exame. Relacionado a analise do arquivo, os erros apresentados durante o processo de sua validacao foi ocasionado por falta de atencao dos responsaveis pelo preenchimento do cadastro de informacoes do produto, como: dados do fornecedor e cliente, dentre outros. Por outro lado, para reduzir erros diagnosticados na importacao do arquivo sugere-se que os responsaveis internos optem por criar manuais de rotina para uma correta escrituracao. Conclui-se que os erros ocasionados na importacao de dados do SPED fiscal faz com que o profissional da contabilidade acaba por dedicar maior tempo acerca de analise detalhada do SPED na correcao dos erros oriundos da sua importacao, do que na orientacao continuada entre contador e empresario. Palavras-chave: SPED fiscal. Importacao dos dados. Inconsistencias.

Referência(s)
Altmetric
PlumX