
O evangelho dos produtos Canção Nova: salvação, consumo e mídia eletrônica
2016; Escola Superior de Teologia; Volume: 56; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22351/et.v56i2.2422
ISSN2237-6461
AutoresEmerson José Sena da Silveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoCom o objetivo de refletir sobre algumas praticas e crencas vinculadas a fronteira entre religiao, consumo e novos meios de comunicacao, o presente texto aborda os produtos Cancao Nova. A partir de um breve monitoramento no portal eletronico da comunidade Cancao Nova, da descricao dos produtos oferecidos e de algumas entrevistas com vendedores cancao-novistas, verifica-se que o catolicismo carismatico da comunidade Cancao Nova e ambivalente, pois baseia-se em um discurso condenatorio-moral do consumo, da midia e do espetaculo mundanos e no uso desses mesmos elementos e do mercado para reforcar o poder religioso de salvacao e cuidado das almas. Constata-se uma oscilacao entre as antigas formas de construcao da identidade religiosa e as novas configuracoes da linguagem. O que se coloca e que, na contemporaneidade, o conjunto de praticas e crencas catolicas vincula-se cada vez mais a um espaco intercruzado entre midia, consumo e espetaculo.
Referência(s)