
Da sala de dona Benta para a sala de aula: contribuições para pensar a mediação da leitura literária na escola
2016; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v6i1.348
ISSN2237-9983
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
Resumo<p>O trabalho discute como as mediações da leitura, perceptíveis na obra de Monteiro Lobato, podem se tornar pistas para pensar o trabalho com a literatura na escola. Foram analisadas estratégias de mediação em narrativas lobatianas, assim como a leitura mediada de uma delas, com crianças do 1º ano do ensino fundamental, em uma escola pública brasileira. Como metodologia, realizaram-se leituras de obras de Lobato e de estudos sobre elas, observações participantes e entrevista com a professora da turma. Bakhtin (1988) e Benjamin (2002) embasam as concepções de linguagem e de sujeito e sustentam questões teórico-metodológicas desta pesquisa. No campo da leitura literária, buscou-se a interlocução com Amarilha (1997), Abramovich (1989), Bajard (2007), Lajolo (1994). Após as análises, destacou-se um conjunto de práticas de mediação que parecem contribuir para o encontro de crianças com a literatura.</p>
Referência(s)