Artigo Acesso aberto

O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade

2013; Volume: 27; Issue: 54 Linguagem: Português

10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819

ISSN

1982-596X

Autores

Liliana Souza de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

* Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Filosofia no Instituto Federal Farroupilha-Campus São Vicente do Sul/RS.O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidadeResumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade.Palavras-chave: Ensino da filosofia. Tecnologia. Governamentalidade. Vestibular.Teaching Philosophy as a technology of governmentAbstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government.Keywords: Teaching of philosophy. Technology. Government. University entrance examinations.Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidadResumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad.Palabras clave: Enseñanza de la filosofía. Tecnología. Gubernamentalidad. Vestibular.Data de registro: 15/07/2014Data de aceite: 15/11/2014Referências;BRASIL, Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, Ano CXXXIV, n. 248, p. 27.833-27.841, 1996.BRANCO, Guilherme Castelo; VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault: filosofia & política. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB: passo a passo - lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei 9394/96). Avercamp, São Paulo, 2003.CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Autêntica, Belo Horizonte, 2009.CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio; GALLO, Silvio. Filosofia do ensino de filosofia (volume VII). São Paulo: Vozes, 2003.COSTA, Maria Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2 ed. Lamparina, Rio de janeiro, 2007.DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.FOUCAULT, Michel. 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