
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 19; Issue: 28 Linguagem: Português
10.24934/eef.v19i28.1211
ISSN2317-0093
AutoresAndressa de Oliveira Martins, Fernando Donizete Alves, Aline Sommerhalder,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicas
Referência(s)