
Dois corpos para Warhol: reverberações em Hamlet-máquina de Heiner Müller e Inferno de Romeo Castellucci
2016; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 27 Linguagem: Português
10.5965/1414573102272016046
ISSN2358-6958
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO artigo se debruça sobre a figura do artista americano Andy Warhol, através de dois aparecimentos de sua figura em obras de outros dois artistas, seja na forma de citação direta ou de relação subliminar: o diretor de teatro Romeo Castellucci e o dramaturgo alemão Heiner Müller. No primeiro caso, a figura de Warhol aparece personificada em um dos atores da peça Inferno, parte da adaptação teatral d’A divina comédia de Dante realizada por Castellucci no Festival de Avignon; no segundo Warhol figura como espectro da “máquina” desejada enquanto figura corporal pelo ator-Hamlet de Hamlet-máquina,. Pretende-se com esse estudo refletir sobre qual a transformação no imaginário cultural operada pelo artista no que diz respeito às imagens de corpo e objetificação corporal, seja através de sua produção ou da própria constituição de sua imagem – fenômenos interligados.
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