Leituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (século XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos
2013; UNESP; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1808-1967
AutoresThabatha Aline Trevisan, Bárbara Cortella Pereira,
Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoCom o objetivo de contribuir para a democratizacao da memoria escolar no Brasil, em especial, da historia da formacao de professores primarios nas decadas finais do seculo XIX brasileiro (caso paulista) e frances, apresentam-se, resultados de pesquisas de doutorado, desenvolvidas mediante abordagem historica centrada na analise da configuracao textual de tres documentos: 1. lista de livros da caixa no 1 adquirida por Paulo Bourroul, Diretor da Escola Normal de Sao Paulo (1882-1884), quando de sua viagem a Paris em 1883; 2. lista de livros contidos no relatorio de Jose Estacio Correa de Sa e Benevides, Diretor interino da Escola Normal de Sao Paulo em 1884; 3. Catalogue des bibliotheques des Ecoles Normales (1887), publicados pelo Ministro da Instrucao Publica e de Belas Artes da Franca, Jules Ferry. Constatou-se importantes aspectos da cultura escolar relativos ao “ensinar normalistas a ensinar” leitura e escrita decorrentes das transferencias culturais e de modelos pedagogicos na relacao/representacao Brasil-Franca.
Referência(s)