
CARICATURAS DA áFRICA: a Partilha da áfrica pela imprensa ilustrada de Lisboa
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 13; Issue: 22 Linguagem: Português
10.18817/ot.v13i22.555
ISSN1808-8031
AutoresSáLVIO MARCUS DE SOUZA CORREA,
Tópico(s)Travel Writing and Literature
ResumoNas últimas décadas do século XIX, a Partilha da áfrica foi um tema dos semanários satáricos ou de humor polático da imprensa periódica ilustrada de Londres, Paris e Berlim. Mas foi em Lisboa que os caricaturistas mais representaram a áfrica por meio de estereótipos femininos, notadamente como objeto do desejo de pretendentes estrangeiros. Com base numa amostra iconográfica de periódicos portugueses, procuro demonstrar, entre outros aspectos, o quanto essa versão portuguesa da Partilha da áfrica espelhava o espectro da castração a uma geração de intelectuais e artistas cujo patriotismo fazia par com o colonialismo.Palavras-chave: Partilha da áfrica. Caricaturas. Colonialismo.CARICATURES OF AFRICA: the Scramble for Africa by the Portuguese illustrated pressAbstract: In the last decades of the 19th century, the Scramble for Africa was a theme of the weekly magazines and newspapers of the illustrated press in London, Paris and Berlin. But it was in Lisbon that caricaturists most represented Africa through female stereotypes, especially as the object of the desire of foreign aspirants. Among other aspects, I try to demonstrate how this Portuguese version of the Scramble for Africa mirrored the castration spectrum of a generation of intellectuals and artists whose patriotism was been well suited to colonialism.Keywords: Scramble for Africa. Caricatures. Colonialism. CARICATURAS DE áFRICA: el Reparto de áfrica por la prensa ilustrada de Lisboa Resumen: Durante las últimas décadas del siglo XIX, el Reparto de áfrica fue tema de los semanarios satáricos y de humor polático de la prensa ilustrada de Londres, Parás y Berlán. Pero no fue sino en Lisboa donde los caricaturistas más representaron a áfrica por medio de estereotipos femeninos, especialmente aquellos que la personificaban como objeto de deseo de pretendientes extranjeros. Con base en una muestra iconográfica de periódicos portugueses, procuro demostrar, entre otros aspectos, en qué medida esa versión portuguesa del Reparto de áfrica reflejaba el espectro de castración de una generación de intelectuales y artistas cuyo patriotismo estaba a la par del colonialismo.Palabras clave: Reparto de áfrica. Caricaturas. Colonialismo.
Referência(s)