Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio

2000; Volume: 2; Linguagem: Português

ISSN

2236-0883

Autores

Darcilia Simões,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar um breve roteiro para reflexoes sobre a importância da ciencia semiotica no ensino da lingua portuguesa. Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagem do vernaculo, dando-lhe uma dimensao multissignica. Por intermedio da Semiotica de Peirce, sobretudo explorando-se a triade icone, indice e signo, vimos tentando fazer analises diversas de textos hibridos quanto a natureza do signo por meio do qual e construido, com vistas a alargar a capacidade de interpretacao na formacao de nossos leitores. Focalizamos, assim: a questao do signo hibrido e da sinestesia; a visao ultrapassada da hegemonia do codigo verbal e a possibilidade de cruzarem-se dados da linguistica, da semiotica e da gramatica da lingua na construcao de uma visao eminentemente estilistica da producao textual em portugues, seja ela literaria ou nao.

Referência(s)