
Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
2000; Volume: 2; Linguagem: Português
ISSN
2236-0883
Autores Tópico(s)Digital Communication and Language
ResumoO presente trabalho pretende apresentar um breve roteiro para reflexoes sobre a importância da ciencia semiotica no ensino da lingua portuguesa. Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagem do vernaculo, dando-lhe uma dimensao multissignica. Por intermedio da Semiotica de Peirce, sobretudo explorando-se a triade icone, indice e signo, vimos tentando fazer analises diversas de textos hibridos quanto a natureza do signo por meio do qual e construido, com vistas a alargar a capacidade de interpretacao na formacao de nossos leitores. Focalizamos, assim: a questao do signo hibrido e da sinestesia; a visao ultrapassada da hegemonia do codigo verbal e a possibilidade de cruzarem-se dados da linguistica, da semiotica e da gramatica da lingua na construcao de uma visao eminentemente estilistica da producao textual em portugues, seja ela literaria ou nao.
Referência(s)