
DIMENSÕES SÓCIO-EDUCATIVAS DO TEATRO DO OPRIMIDO: CULTURA, TEATRO E EDUCAÇÃO POPULARES
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/ia.v41i2.40762
ISSN1981-8416
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO presente artigo divide-se em duas partes: uma discussão com base em aportes teóricos e um relato de uma experiência. Partindo de uma breve narrativa histórica sobre o conceito de cultura popular enquanto uma categoria intelectual, presente em alguns movimentos sociais de esquerda brasileiros durante as décadas de 50 e 60, destaca a importância deste conceito em Augusto Boal. Em seguida, caracteriza o Teatro do Oprimido (TO) dentro de uma determinada tradição de teatro popular, o teatro político. Por fim, relata uma experiência num curso de formação no Centro de Teatro do Oprimido, onde discute-se também o que vem a ser “opressão” e como alguns potenciais educativos do TO têm contribuído para repensar a educação popular no contexto atual e ampliar as possibilidades do fazer pedagógico em geral.
Referência(s)