
Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 39 Linguagem: Português
10.5752/p.2358-3428.2016v20n39p277
ISSN2358-3428
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo faz um estudo sobre as marcas pós-modernas do romance de autoria feminina no início do século XXI, com destaque para <em>Vozes do deserto</em> (2004), de Nélida Piñon. Por ser uma paródia de <em>Mil e uma noites</em>, essa obra traz referências ao processo narrativo, ao mesmo tempo em que descreve a luta de Scherezade por liberdade. Com tal empreitada, essa narradora explora a irreverência e a criatividade como armas contra a violência patriarcal. Metodologicamente, abordamos conceitos estéticos e culturais de paródia, metanarratividade e identidade, propostos por Eduardo Coutinho, Umberto Eco e Zygmunt Bauman.
Referência(s)