
Análise do lead time nos processos logísticos de uma rede varejista de flores
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.14488/1676-1901.v16i4.2253
ISSN1676-1901
AutoresLuciana Torres Correia de Mello, Hugo Carlos Dornfeld, Givaldo Guilherme dos Santos, Débora Maria Barbosa Rangel dos Passos, Rafael Ramos Ribeiro, Moacir Godinho Filho,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoO mercado de flores no Brasil necessita de reestruturação para conseguir oferecer produtos sensíveis com maior qualidade para o consumidor. Essa reestruturação permitirá que as flores cheguem ao consumidor mais rapidamente e com mais tempo de durabilidade. O objetivo deste estudo foi analisar o lead time dos processos logísticos de uma rede varejista de flores com sede na cidade de Campinas/SP, utilizando a ferramenta MCT - Manufacturing Critical-path Time, da abordagem QRM – Quick Response Manufacturing. Algumas ferramentas auxiliaram a pesquisa, como Fluxograma, Mapa de Fluxo de Valor, Diagrama de Ishikawa e Brainstorming. Os dados coletados relacionados aos tempos de processamento das operações levantam características dos processos logísticos envolvidos na distribuição da matéria-prima, desde a sua aquisição até a entrega em cada filial. Ao fim da pesquisa foi possível propor mudanças nos locais de compras das flores e no modo de distribuição para as lojas, simulando a redução no lead time de aproximadamente 80%.
Referência(s)