
A simulação computacional no ensino da temática de Terra como corpo cósmico
2016; Linguagem: Português
10.5151/phypro-vii-efa-029
ISSN2358-2359
AutoresJosé Orcélio do Nascimento, Ítalo Gabriel Neide, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, M. A. Moret,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoSeja na educação básica, educação profissional ou nível superior, os conteúdos físicos ainda são apresentados, muitas vezes, de forma tradicional, sendo reproduzidos a partir de materiais instrucionais de forma estática e pouco contextualizada. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma proposta metodológica, para o ensino de Leis de Kepler e Lei da Gravitação Universal de Newton. Estes conteúdos integram a temática de Terra como corpo cósmico, necessária para o ensino de fenômenos astronômicos. Foi utilizado para simulação computacional o software My Solar System, um Objeto de Aprendizagem. A pesquisa de abordagem qualitativa, ocorreu por meio de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma de PROEJA (Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional). Durante o processo de intervenção, verificou-se indícios de aprendizagem significativa por parte dos discentes no que se refere à compreensão dos conceitos supracitados. Assim, é possível argumentar que a proposta desenvolvida apresentou-se como um material potencialmente significativo.
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