Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica

2016; Fundação Carlos Chagas; Volume: 46; Issue: 162 Linguagem: Português

10.1590/198053143724

ISSN

1980-5314

Autores

Elaine Conte, Cátia Piccolo Viero Devechi,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Resumo O ensaio busca problematizar os sentidos da arte e das tecnologias na racionalidade pedagógica, a partir dos elementos da teoria crítico-estética de Theodor Adorno. Para isso, lançamos as seguintes questões: Em plena era digital, ainda faz sentido pensar na experiência formativa da arte? É possível desmistificar as tecnologias na educação pela reconstrução estética de significados? Como pensar a dimensão expressiva da educação no âmbito da instrumentalidade? Por meio de um estudo hermenêutico, buscamos compreender e repensar as tecnologias, discutindo uma mediação crítica do universo da arte na educação, enquanto gesto reflexivo, intercâmbio dialógico e emancipatório, ao mesmo tempo possível e bloqueado pelas relações opostas e intensas da atualidade.

Referência(s)