
A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica
2016; Fundação Carlos Chagas; Volume: 46; Issue: 162 Linguagem: Português
10.1590/198053143724
ISSN1980-5314
AutoresElaine Conte, Cátia Piccolo Viero Devechi,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo O ensaio busca problematizar os sentidos da arte e das tecnologias na racionalidade pedagógica, a partir dos elementos da teoria crítico-estética de Theodor Adorno. Para isso, lançamos as seguintes questões: Em plena era digital, ainda faz sentido pensar na experiência formativa da arte? É possível desmistificar as tecnologias na educação pela reconstrução estética de significados? Como pensar a dimensão expressiva da educação no âmbito da instrumentalidade? Por meio de um estudo hermenêutico, buscamos compreender e repensar as tecnologias, discutindo uma mediação crítica do universo da arte na educação, enquanto gesto reflexivo, intercâmbio dialógico e emancipatório, ao mesmo tempo possível e bloqueado pelas relações opostas e intensas da atualidade.
Referência(s)