Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aplicação móvel de matemática no ensino básico para crianças do ensino fundamental I do 1° ao 3° ano

2016; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17648/rsd-v3i1.40

ISSN

2525-3409

Autores

Aldenia da Silva Marinho, Alexander Von Cernik Melo, Gianpierre Herrera Poggi, Marianne Bállico Kosiur, Wagner Rosa Marrane, Cláudio Boghi,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Muitos alunos que concluem o Ensino Fundamental apresentam dificuldades no aprendizado de matemática. Dada a afinidade que as crianças têm com os aparelhos eletrônicos, torna-se interessante desenvolver aplicações que apoiem o aprendizado. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo de caso de desenvolvimento de software de apoio ao ensino de matemática. A tecnologia permitiu a possibilidade de inserir princípios de programação nas grades curriculares para incentivar os alunos a criar seus próprios jogos digitais educacionais. No presente trabalhos, desenvolveu-se em linguagem de programação Java™ um aplicativo móvel para a plataforma Android™ que ensina matemática de uma forma divertida por meio dos elementos de gamificação. Esse aplicativo conta com exercícios práticos das quatro operações básicas matemáticas que são demonstradas por meio de imagens interativas, animações e jogos educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX