Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-623654484

ISSN

2175-6236

Autores

Américo Augusto Nogueira Vieira, Ademir Clemente, Guilherme Ataíde Dias, Marcílio Toscano França Filho,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Resumo: O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência.

Referência(s)