
Metodologia Científica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623654484
ISSN2175-6236
AutoresAmérico Augusto Nogueira Vieira, Ademir Clemente, Guilherme Ataíde Dias, Marcílio Toscano França Filho,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo: O problema da demarcação não tem sido satisfatoriamente exposto nas disciplinas de Metodologia. São raras as exposições do Método Hipotético-Dedutivo, sua natureza e seu emprego, na mencionada disciplina. Este artigo resulta de pesquisa das práticas da disciplina de Metodologia Científica. A pesquisa abrangeu ampla base bibliográfica e apresenta contribuições no sentido de aprimorar o ensino-aprendizagem e corrigir equívocos contidos na maioria dos textos didáticos. A conclusão é que a reorientação da disciplina representa oportunidade para aprimoramento da prática interdisciplinar, e favorece a prática de isomorfismos, o desenvolvimento de perspectivas sistêmicas e o avançar para a transciência.
Referência(s)