
Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis?
2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539201502031046
ISSN2175-3539
AutoresBárbara Amaral Martins, Ketilin Mayra Pedro, Clarissa Marques Maria Ogeda,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoResumo Este estudo tem por objetivo analisar as teses e dissertações brasileiras, no período de 2005 a 2014, que abordam a temática da identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação. Realizamos um levantamento junto ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, à Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, à Plataforma Sucupira e aos principais Programas de Pós-Graduação com produção na área da Educação Especial no Brasil. Os descritores utilizados foram Identificação, Altas Habilidades, Superdotação, Precocidade, Talento e Dotação. Ao analisar os resultados constatamos que 20% do total de publicações abordam a temática da identificação, sendo 2012 o ano com maior número de publicações. Em relação ao local e tipo de publicações, destacam-se as dissertações e a Universidade Federal de São Carlos. Quanto à categorização das pesquisas, destacamos a identificação de estudantes em contextos específicos, públicos específicos e elaboração de instrumentos de identificação.
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