
A utilização da inteligência competitiva na seleção de mercados para exportação: Uma análise comparativa de quatro métodos
2017; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18568/1980-4865.11322-35
ISSN1980-4865
AutoresMoema Pereira Nunes, Laura de Souza Lequain,
Tópico(s)Global Trade and Competitiveness
ResumoA inserção no mercado internacional através das exportações é uma importante etapa no crescimento de uma organização, mas, sobretudo para pequenas e médias empresas, é um grande desafio para os tomadores de decisão. Este trabalho verifica como a Inteligência Competitiva auxilia nesta escolha através de quatro métodos de seleção de mercados para exportação. A partir da análise de dados primários e secundários, quatro métodos foram investigados. Foram identificadas quatro dimensões estratégicas para o desenvolvimento da seleção de mercado para exportação: distância psíquica, análise setorial, etapas de seleção e indicadores. Foram identificadas as semelhanças e as diferenças entre estes métodos a partir da análise destas dimensões. Dentre os resultados obtidos, é verificada a grande diversidade de indicadores utilizados, a atenção fornecida à distância psíquica e a importância de uma análise setorial.
Referência(s)