LETRAMENTO LITERÁRIO NA UNIVERSIDADE: CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA
2016; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15202/2526-2254.2016v1n1p16
ISSN2526-2254
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo pretende refletir acerca do trabalho de leitura e de produção de texto no Ensino Superior. Aborda experiências metodológicas positivas desenvolvidas a partir da leitura de narrativas curtas, de escritores brasileiros e estrangeiros, como Machado de Assis, João do Rio, Moacyr Scliar, Mia Couto, Luandino Vieira, Alexandre Dumas Filho, Máximo Gorki, Anton Tchekhov, entre outros. A pesquisadora parte da ideia de que o trabalho com as narrativas curtas pode ser um caminho persuasivo, a partir do qual se conseguirá a adesão dos estudantes ao mundo da leitura, não só dos pequenos textos, mas até de romances, porque já estarão seduzidos pela imaginação criativa que o ato de ler suscita. A utilização de diversas narrativas, de vários autores, de variados estilos, desperta a curiosidade para o texto escrito e aponta para o caleidoscópio cultural do mundo “globalizado”. O estudo indaga ainda acerca da importância da elaboração de projetos de leitura, para que se tenha resultados mais concretos, diante das lacunas deixadas pelo Ensino Médio e Fundamental e das necessidades de abstração próprias dos estudos universitários. A existência de tais projetos cria um clima mais propício à circulação dos saberes nas instituições de ensino superior e contribui para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno.
Referência(s)