
Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623661127
ISSN2175-6236
AutoresAmilcar Araújo Pereira, Marta Araújo,
Tópico(s)Australian History and Society
ResumoResumo: Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação - tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.
Referência(s)