Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-623661127

ISSN

2175-6236

Autores

Amilcar Araújo Pereira, Marta Araújo,

Tópico(s)

Australian History and Society

Resumo

Resumo: Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação - tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.

Referência(s)