
NOVA RETÓRICA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA JAPONESA COMO LE
2017; Issue: 52 Linguagem: Português
10.22456/2236-6385.67885
ISSN2236-6385
Autores Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoO presente artigo busca questionar as práticas de ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira (JLE), em um contexto brasileiro de ensino, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992), na perspectiva da escola da Nova Retórica (BRONCKART, 2010). Para tanto, como mote de análise e discussão, lançamos nosso olhar sobre 02 (dois) materiais didáticos de ensino de JLE, largamente utilizados em centros de idiomas e universidades federais brasileiras, a fim de identificar de que maneira as propostas pedagógicas dos materiais contemplam ou não o aporte teórico-metodológico de gêneros do discurso e como isso se reflete nas práticas de ensino-aprendizagem de JLE que se desenvolvem baseados nesses materiais.
Referência(s)